Uma nova pesquisa revela que um em cada cinco moradores de Massachusetts planeja deixar o estado nos próximos cinco anos devido aos altos custos de habitação e transporte. Realizada pelo MassINC Polling Group, a pesquisa indica que mais de 70% dos entrevistados consideram o custo da habitação uma carga significativa, com 34% chamando-o de um fardo considerável e 37% de um fardo muito grande.
Entre os entrevistados, 18% apontaram a habitação como o maior problema enfrentado pelo governo estadual, empatando com a imigração. Dos que consideram os custos de habitação e transporte como um grande fardo, 38% pensam em se mudar do estado nos próximos cinco anos.
A pesquisa, encomendada pelo grupo de defesa Transportation for Massachusetts, ouviu 1.408 residentes entre 12 e 30 de junho. Além disso, houve uma amostragem extra de 300 residentes de cidades intermediárias e 100 moradores dos bairros de Mattapan e Hyde Park, em Boston.
Os resultados não surpreendem os legisladores estaduais, que enfrentam pressão para aumentar a oferta de habitação acessível e investir mais no transporte público. Apesar dos esforços anteriores, os preços continuam a subir. A pesquisa revelou que 41% dos entrevistados classificaram o sistema de transporte do estado como mediano, enquanto apenas 5% o consideraram excelente.
A pesquisa também mostrou apoio a várias estratégias para financiar novos projetos de transporte, incluindo o uso de cobrança de congestionamento e a autorização para cidades e vilas votarem sobre aumentos de impostos locais para projetos de transporte.
Reggie Ramos, diretor executivo da Transportation for Massachusetts, destacou que habitação e transporte são questões interconectadas que afetam a qualidade de vida e podem aumentar a desigualdade. Ele pediu ações imediatas dos oficiais públicos para resolver esses problemas conjuntamente.