BOSTON, Mass. — Uma das promessas mais repetidas na campanha de Donald Trump foi, se eleito, realizar “a maior deportação de imigrantes da História dos EUA”.
A governadora de Massachusetts, Maura Healey, antecipou-se ao assunto e afirmou que a Polícia Estadual do estado não participará dessas deportações.
“Mas deixa eu dizer uma coisa: haverá pressão do governo federal sobre os estados. É importante que defendamos nossos residentes e a aplicação da lei,” disse a governadora durante o programa de Lawrence O’Donnell, na rede MSNBC.
No início da campanha, Trump afirmou à revista Time que usaria a Guarda Nacional para deportar milhões de imigrantes e, ao longo dos meses, reforçou que “deportações em massa começarão no primeiro dia de governo”.
Trump chegou a citar uma lei de 1798, a Alien Enemies Act, para justificar a deportação em massa de imigrantes — embora essa legislação tenha sido utilizada na época devido ao estado de guerra entre os EUA e a França.
Maura Healey também acredita que, dependendo das ações propostas pelo governo Trump, haverá disputas judiciais em resposta.