LOS ANGELES, CA — Após uma perseguição de mais de uma hora, policiais prenderam na quinta-feira um homem acusado de estuprar duas mulheres em Framingham em 1989.
A perseguição começou às 16h nas rotas 110 e 405. O suspeito, Stephen Paul Gale, de 71 anos, dirigia em velocidade moderada, mas ignorava os comandos da polícia para parar o carro.
Gale passou por vários bloqueios policiais até que seu SUV teve o pneu furado por uma barreira de espinhos lançada pela polícia na Lindbrook Drive. Ele foi detido na Medical Plaza Drive, mais de uma hora após o início da perseguição.
A polícia acredita que foi Stephen Paul Gale quem entrou na loja Hit or Miss na manhã de 27 de dezembro de 1989.
Usando uma pistola Magnum 0.357, Gale rendeu as duas funcionárias da loja. Ele mandou uma delas trancar a loja, enquanto forçava a outra a abrir o cofre e retirar todo o dinheiro.
Depois, ele abusou sexualmente das duas, enquanto apontava a arma para a cabeça delas. Evidências coletadas das vítimas ajudaram a identificar o DNA de um suspeito.
Em 2001, com o avanço da tecnologia de DNA, os policiais tentaram comparar o material colhido com os bancos de dados de todo o país, mas a informação nunca coincidiu com o DNA de ninguém no banco de dados.
Foi apenas em 2022 que uma nova equipe de investigação, contratada pelo escritório da procuradora de Middlesex, Marian Ryan, conseguiu identificar uma correspondência de DNA, usando material coletado da família de Gale. A partir daí, chegaram à fotografia do suspeito e um mandado de prisão foi expedido, levando à detenção de Gale.
Ele será extraditado para Massachusetts para ser formalmente acusado de quatro crimes de estupro agravado, dois casos de sequestro e um de assalto à mão armada.
Fotos 1 e 2: Procuradoria de Middlesex
Foto 3: WCVB TV