Cerca de um milhão de moradores de Massachusetts receberam cartas alertando sobre possíveis encanamentos contendo chumbo. O aviso, enviado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), veio após um levantamento que identificou materiais de risco nas linhas de abastecimento de água conectadas a residências e edifícios, especialmente em construções anteriores a 1986.
Embora a água passe por tratamento para reduzir o risco, o chumbo pode se dissolver quando a água fica parada por longos períodos. A substituição dos canos é a única solução definitiva, mas medidas como deixar a água correr por um minuto antes de usar, limpar os arejadores das torneiras e usar filtros certificados podem ajudar a minimizar a exposição.
Em Boston, moradores podem solicitar uma inspeção gratuita pelo número (617) 989-7888. Outras cidades, como Chelsea e Melrose, oferecem substituição gratuita ou reembolso parcial. A EPA reforça a importância de eliminar os canos de chumbo para garantir a segurança da água potável em todas as comunidades.