Moradores de Worcester, Massachusetts, estão revoltados com a polícia local após uma investigação federal revelar práticas discriminatórias, uso excessivo de força e má conduta sexual por parte de alguns oficiais. Em uma reunião especial do Conselho Municipal na terça-feira (26), a população pediu reformas no departamento e a criação de um conselho de revisão civil para supervisionar a polícia.
A investigação do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ), que durou dois anos, descobriu que policiais frequentemente usavam força desnecessária em pessoas com problemas de saúde mental e se envolviam em “padrão ou prática” de má conduta sexual com mulheres suspeitas de prostituição. O relatório de 43 páginas apontou sérias preocupações sobre policiais “agredindo sexualmente mulheres sob ameaça de prisão e se envolvendo em outras condutas sexuais problemáticas”.
O relatório também acusou a polícia de violar direitos civis ao usar força excessiva, como tasers, cães policiais e golpes na cabeça das pessoas. A cultura do departamento foi responsabilizada por “políticas, treinamento, supervisão, investigações e disciplina inadequados”.
O chefe de polícia Paul B. Saucier afirmou que o departamento está trabalhando para corrigir os problemas, com novas políticas para operações de prostituição, uso de cães policiais e treinamento em direito constitucional. No entanto, os moradores deixaram claro que esperam mais.
“Precisamos nos livrar das maçãs podres”, disse Kerry Kelly, moradora da cidade. Outro morador, Gary Hunter, pediu que os policiais infratores fossem identificados, suspensos e/ou multados, para que a imagem da polícia na cidade não fosse prejudicada.
Saucier disse que 100 policiais passarão por 40 horas de treinamento em intervenção em crises, com foco em acalmar situações. Outros 400 policiais receberão treinamento aprimorado em direito constitucional. Em breve, os moradores poderão fazer denúncias anônimas, e a cidade lançará um site com as políticas atualizadas do departamento de polícia.
Foto: Suzanne Kreiter/Globe Staff