A política “Remain in Mexico”, uma das bases das medidas de imigração do presidente Donald Trump, pode ser retornar através de um projeto de lei liderado por republicanos na Câmara dos Representantes. O deputado Brandon Gill, do Texas, está à frente da proposta, que busca codificar os Migrant Protection Protocols (Protocolos de Proteção ao Migrante) em lei federal, dificultando sua revogação por administrações futuras.
Implementada em janeiro de 2019, a política exigia que imigrantes buscando asilo na fronteira sudoeste dos EUA aguardassem seus processos de imigração no México. Defensores argumentam que a política aliviou a pressão sobre cidades e infraestruturas americanas na fronteira, frequentemente sobrecarregadas com o fluxo de imigrantes.
Grupos de direitos humanos criticaram a medida como desumana, destacando violência e abusos enfrentados por imigrantes. A medida foi suspensa em 2022.
O projeto de lei chega poucas semanas antes do novo mandato de Trump. Segundo Gill, “o povo americano deu a Trump e aos republicanos um mandato para proteger a fronteira, e a aprovação do Remain in Mexico Act é o primeiro passo para resolver os problemas criados pelos democratas.”
Foto/reprodução: Rebecca Noble/Getty Images