Autoridades estaduais anunciaram na quinta-feira que mosquitos coletados em Framingham testaram positivo para o vírus do Nilo Ocidental. O Departamento de Saúde Pública do Estado (DPH) detectou o vírus em mosquitos durante um teste de rotina na terça-feira, sendo o 75º teste positivo no estado em 2024. Nenhum humano testou positivo para o vírus até o momento.
O vírus do Nilo Ocidental é geralmente transmitido aos humanos através da picada de mosquitos infectados. Os sintomas podem incluir febre alta, dor de cabeça, rigidez no pescoço, fraqueza muscular, coma, tremores e convulsões. Pessoas com 60 anos ou mais têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença.
Framingham não é a primeira comunidade de MetroWest a ter um teste positivo. Mosquitos coletados em Natick em 11 de julho, Wayland em 16 de julho e Marlborough em 19 e 25 de julho também testaram positivo. Outros testes positivos foram registrados em Blackstone em 9 de julho e Dover em 25 de julho.
Para evitar exposição ao vírus, os residentes são aconselhados a evitar sair ao ar livre ao amanhecer e ao anoitecer, quando os mosquitos são mais ativos, usar camisas de mangas compridas, calças compridas e meias sempre que possível, drenar qualquer água parada e usar repelente de insetos.