BOSTON, Mass. — Um surto nacional de botulismo infantil ligado a fórmulas contaminadas chegou a Massachusetts.
Autoridades de saúde estaduais e federais continuam alertando sobre o risco das fórmulas afetadas, que já levaram dezenas de crianças a serem diagnosticadas com essa rara doença neurológica.
No mês passado, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) emitiu o primeiro alerta sobre a fórmula infantil da ByHeart. Segundo o site da empresa, vários lotes foram contaminados, motivando um recall voluntário.
Nesta semana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciou que 39 bebês foram diagnosticados com botulismo após consumir a fórmula contaminada. Dois desses casos ocorreram em Massachusetts. O Departamento de Saúde do estado não informou onde vivem as crianças ou em quais lojas a fórmula foi comprada.
Apesar do recall, a FDA alertou que alguns produtos da marca ainda estão sendo encontrados nas prateleiras do Walmart, Target, Kroger e Shaw’s.
A doença pode levar até 30 dias para apresentar sintomas.
“Felizmente, o botulismo infantil é bastante raro, mas pode ser realmente grave”, afirmou o Dr. Chas Hannum, pediatra do Tufts Medical Center.
“Muitos bebês com botulismo infantil grave precisam ser hospitalizados. Muitas vezes, é necessário intubá-los e utilizar respiradores para mantê-los vivos. Isso pode durar semanas e, às vezes, meses.”
Segundo Hannum, os sintomas podem incluir dificuldade para se alimentar, perda de controle da cabeça, fraqueza muscular e dificuldade para engolir. O médico explicou que existem medicamentos disponíveis nos hospitais, mas não há cura para o botulismo, a recuperação depende do próprio organismo do bebê.
Foto: Capradio.org







