BURLINGTON, Mass. — Três americanos foram presos no início do fim de semana, tentando levar comida a imigrantes detidos em Burlington.
Eleanor Reed, de Hanover, New Hampshire, junto com Nastasia Lawton-Sticklor, de Leamster-MA, e Nathan Phillips, de Newton-MA, chegaram às 10h30 da manhã de sexta-feira ao prédio federal perto do Burlington Mall para entregar alguns mantimentos.
Eles levaram comida aos imigrantes que estão detidos no local, que, na verdade, serve como triagem e ponto temporário de transferência de imigrantes para presídios.
Mas os relatos são de que os imigrantes ficam lá por vários dias sem qualquer condição adequada de saúde e higiene.
Numa cesta, os três levaram sanduíches, barras de granola, frutas e outros itens para lanche.
Eles afirmam que ouviram de detentos que já foram soltos que as condições dentro da cadeia em Burlington são desumanas. Dizem que as pessoas não têm acesso à comida, não tomam banho e também não têm qualquer privacidade.
Quando insistiram junto aos agentes do ICE, um homem disse que não estão recebendo encomendas de delivery e nem aceitando visitas.
Os três sentaram-se na porta do prédio federal. A presença deles não estava inibindo ninguém de entrar. Durante cerca de 40 minutos, várias pessoas entraram e saíram do prédio.
Mas, minutos depois, um homem colocou a cabeça para fora e mandou todos saírem, utilizando um palavrão que começa com a letra F.
Logo depois, a polícia de Burlington chegou e pediu para os três saírem do local. Como eles não deixaram, foram algemados e detidos.
Os três foram indiciados na Corte Distrital de Woburn e depois soltos com a condição de não voltarem mais ao prédio do ICE em Burlington. Eles devem retornar ao tribunal em outubro.
Foto: Morador brasileiro local