3 formas de evitar fraudes na Black Friday e na Cyber Monday

Com a temporada de compras de fim de ano a todo vapor, aumentaram os sites que usam supostas promoções como forma de aplicar golpes.

Sites “cópia”, que se parecem com empresas reais, se multiplicam na época da Black Friday e Cyber Monday. Novos dados da NordVPN mostram que sites falsos da Amazon aumentaram 232%. Considerando todos os sites de compras, as lojas falsas subiram 250%.

Especialistas em segurança cibernética alertam que os sites fraudulentos estão muito mais convincentes do que há alguns anos. Agora, com a ajuda da inteligência artificial, golpistas conseguem imitar facilmente logotipos, layouts de sites e fotos de produtos.

Para proteger seu dinheiro, confira 3 fatores que você pode verificar antes de comprar:

não confie em barganhas falsas

Preços extremamente baixos devem ser o primeiro sinal de alerta. Se um site anunciar descontos muito altos que você não viu em outros lugares, desconfie. Ofertas reais dificilmente terão preços com 70%, 80% ou 90% de desconto.

“É aí que eles pegam você”, disse Abhishek Karnik, chefe de pesquisa de inteligência de ameaças na McAfee. “Fazem você acreditar que vai conseguir um desconto incrível ou que precisa se apressar para aproveitar uma oferta de Black Friday, mas é bom demais para ser verdade.”

sempre verifique o endereço completo do site

O URL de sites fraudulentos costuma ser levemente diferente do original. Pode conter erros de ortografia, palavras extras ou terminar de forma diferente de .com.

Alguns dos URLs encontrados em sites falsos da Amazon eram parecidos com: amazn-deals.shop ou amazon-black-friday.online, segundo a Consumer Affairs.

Se você receber um e-mail não solicitado ou ver um anúncio nas redes sociais promovendo ofertas, nunca clique. Acesse diretamente o site do varejista para verificar se a promoção é legítima.

Você pode usar verificadores de segurança de sites, como o Norton Safe Web ou o Google Transparency Report, para conferir se o URL é confiável.

desconfie de formas alternativas de pagamento

Especialistas em segurança cibernética recomendam evitar sites que pedem pagamento de formas incomuns, como via Zelle, transferência bancária ou links especiais para obter desconto.

“Tenho certeza de que todos estão animados com as compras da Black Friday, mas cautela e informação são essenciais”, disse Karnik.

Se você clicou em um link suspeito ou fez um pedido em um site falso, a Consumer Affairs recomenda mudar imediatamente a senha da conta afetada, entrar em contato com o banco ou operadora do cartão para bloquear o cartão ou as cobranças, e denunciar o site falso ao varejista real, ajudando a evitar que outras pessoas sejam vítimas.

Foto: TIAA Ltd

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories