À medida que a situação continua sobrecarregando o sistema judicial, o Departamento de Justiça dos EUA acelera os trâmites para abrir o novo tribunal de imigração.
Sarah Sherman-Stokes, diretora associada do programa de direitos dos imigrantes e tráfico de seres humanos da faculdade de Direito da Universidade de Boston, disse que esperar que o novo tribunal proporcione alívio imediato a muitas famílias que aguardam resposta de seu processo imigratório.
O escritório executivo de revisão de imigração do Departamento de Justiças dos EUA, que supervisiona os tribunais de imigração, afirma que as novas instalações estão sendo abertas em um esforço para ajudar a combater o atraso nos tribunais de imigração de Massachusetts, atualmente, o sétimo maior do país.
Sarah disse que esta é a resposta errada. Apesar de acelerar processos, ela defende uma ampla reforma imigratória e que a continuidade de construção de prisões ou tribunais não irá resolver o problema.
O gabinete executivo para revisão da imigração afirma que sua maior prioridade é reduzir o atraso e que está encorajando o uso de conferências virtuais pré-audiência, para resolver questões que não requerem tempo no tribunal, bem como permitir que advogados ajudem os não-cidadãos nos processos sem exigir que se comprometam com os casos completos.
A previsão é que o tribunal seja inaugurado no início de abril.