Tom Homan, conselheiro de imigração do presidente Donald Trump e conhecido como “czar da fronteira”, defendeu nesta segunda-feira que os agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA) aumentem significativamente o número de prisões de imigrantes ilegais. A proposta vem após a sanção do novo pacote orçamentário chamado “One Big Beautiful Bill”, que destina bilhões de dólares para reforçar a segurança nas fronteiras.
Segundo Homan, a nova meta é realizar 7 mil prisões por dia — mais que o dobro da atual, que está em torno de 3 mil. Se esse ritmo for mantido até o fim do mandato, o número pode ultrapassar 1,2 milhão de prisões ainda este ano.
“Para quem acha que 3 mil por dia é muito, é só fazer as contas. Precisamos prender 7 mil por dia só para compensar o número de pessoas que o governo Biden deixou entrar no país”, afirmou Homan a jornalistas em frente à Casa Branca.
O presidente Trump sancionou o projeto de lei no dia 4 de julho. Com quase 900 páginas, o texto libera recursos para a contratação de 10 mil novos agentes do ICE e dobra a capacidade de detenção de imigrantes ilegais, passando para 100 mil vagas.
A secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem, destacou que os US$ 165 bilhões liberados vão fortalecer a atuação das forças de segurança. “Esse financiamento vai ajudar o DHS e nossos agentes a cumprir a missão do presidente Trump de prender e deportar imigrantes ilegais criminosos e TORNAR A AMÉRICA SEGURA NOVAMENTE”, declarou.
Desde o início do ano, o governo Trump já havia elevado a meta de prisões diárias. Em janeiro, o número era de 1.800 por dia, subindo para 3 mil em maio. Agora, com o novo orçamento, a expectativa é mais que dobrar esse número.
Estima-se que cerca de 11,5 milhões de pessoas tenham cruzado ilegalmente a fronteira dos EUA durante o governo Biden, a maioria delas liberada após breves detenções. Esse número representa o maior fluxo migratório da história do país.
Até o fim de março, o governo Trump já havia realizado cerca de 113 mil prisões de imigrantes ilegais. No entanto, aliados como Homan e o conselheiro da Casa Branca, Stephen Miller, têm pressionado por uma atuação ainda mais intensa do ICE.
Foto: C-SPAN
Fonte: New York Post