Governo Trump endurece regras para isenção de entrevista em pedidos de visto

Por Kishor Panthi – NepYork

O Departamento de Estado dos Estados Unidos, por meio do Bureau of Consular Affairs, anunciou mudanças significativas na política de isenção de entrevistas para vistos não imigrantes. A nova diretriz, que entra em vigor em 2 de setembro de 2025, substitui a anterior de 18 de fevereiro do mesmo ano e representa um endurecimento nas exigências para obtenção de vistos, com foco na obrigatoriedade de entrevistas presenciais.

Uma das principais alterações é o fim das isenções baseadas em idade. Atualmente, solicitantes com menos de 14 anos ou mais de 79 anos costumam ser dispensados da entrevista com um agente consular. Com a nova regra, todos os candidatos a vistos não imigrantes, independentemente da idade, deverão comparecer pessoalmente para a entrevista, salvo exceções específicas.

As únicas categorias que continuarão elegíveis para isenção de entrevista incluem solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais, como os das categorias A-1, A-2, G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6 e TECRO E-1. No entanto, a nova política exclui acompanhantes, empregados domésticos ou funcionários pessoais de oficiais credenciados na categoria C-3.

Outra mudança importante afeta os solicitantes que buscam renovar vistos. Até agora, quem possuía um visto na mesma categoria vencido há menos de 12 meses podia solicitar a renovação sem entrevista. Com a nova regra, apenas quem estiver renovando um visto B-1, B-2, B1/B2 ou um Border Crossing Card/Foil (no caso de cidadãos mexicanos), dentro de 12 meses após o vencimento do visto anterior, poderá ser considerado para isenção — desde que tenha tido pelo menos 18 anos na data de emissão do visto anterior.

Além disso, para se qualificar à isenção, o solicitante deve apresentar o pedido no país de nacionalidade ou residência, não ter tido um visto negado (a menos que a recusa tenha sido posteriormente superada ou dispensada), não apresentar inelegibilidade aparente ou potencial, e ter sido maior de idade no momento da emissão do visto anterior.

Apesar de atenderem aos critérios, os candidatos ainda poderão ser convocados para entrevista presencial, a critério do oficial consular responsável, o que reforça que a elegibilidade não garante a dispensa da entrevista.

A nova política também impactará estudantes (vistos F e M) e trabalhadores temporários (como os das categorias H-1B e L-1), que anteriormente se beneficiavam de regras mais flexíveis. A partir de setembro, esses grupos também deverão se preparar para entrevistas presenciais, o que exigirá maior planejamento devido ao aumento no tempo de espera para agendamento.

Com essas mudanças, o processo de solicitação de visto para os Estados Unidos se tornará mais rigoroso e demorado, afetando diretamente famílias, estudantes, trabalhadores e idosos que antes contavam com isenções.

Foto: NewsBreak

Fonte: NepYork

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories