BOSTON, Mass. — Vereadores de Boston aprovaram uma resolução em apoio ao Trust Act e contra as ações do ICE na cidade.
Na noite de quarta-feira, os parlamentares se reuniram para debater o tema. A vereadora Liz Brennan, que representa o Distrito 9, relatou que uma mãe foi presa por agentes do ICE na manhã do mesmo dia enquanto levava o filho à escola. Segundo ela, a criança estava dentro do carro no momento da abordagem.
O vereador Henrique Pepin afirmou que, na última sexta-feira, observou dois veículos do ICE parados próximo ao Pleasant Café, em Roslindale. Os carros federais estavam na Washington Street justamente no horário em que duas escolas — Bay School e Colling School — liberavam seus alunos.
Em agosto, a procuradora-geral Pam Bondi havia ordenado que a prefeita Michelle Wu apresentasse as medidas imediatas que estaria tomando para “eliminar leis, políticas e práticas que estariam impedindo o trabalho da imigração”.
Na ocasião, Wu respondeu que “não vamos abandonar nossa comunidade e aquilo que mantém a cidade segura”.
Na semana passada, o Departamento de Justiça anunciou que vai processar a cidade de Boston por causa do Trust Act.
Na reunião de quarta-feira, todos os 11 vereadores eleitos reafirmaram a importância da lei, que impede a colaboração da polícia local com o ICE em casos de prisão de imigrantes sem histórico criminal.
Segundo os vereadores, manter a confiança das comunidades imigrantes é fundamental para garantir a segurança da cidade.
Foto: WCVB TV