Trump decide manter pagamento de agentes da imigração e patrulha de fronteira durante paralisação do governo

Por 

O governo Trump determinou que agentes de imigração e patrulha de fronteira continuem recebendo seus salários normalmente, mesmo com a paralisação do governo federal que deixou milhares de servidores sem pagamento. A decisão foi comunicada em um memorando interno do Departamento de Segurança Interna (DHS), obtido pelo HuffPost.

Segundo o documento, assinado pelo principal responsável de recursos humanos do DHS, a Casa Branca orientou que o departamento mantenha o pagamento “pontual” aos oficiais de deportação do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), agentes da Patrulha de Fronteira e oficiais da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, apesar da falta de recursos federais.

Esses profissionais têm papel central na política de repressão à imigração adotada pelo governo Trump em diversas cidades do país. A decisão de garantir o pagamento a esse grupo é vista como um tratamento especial à base de apoio preferida do presidente dentro da burocracia federal.

O memorando afirma que a medida está “alinhada com o compromisso da Administração com os agentes de segurança pública”. No entanto, o texto não detalha de onde virão os recursos nem apresenta justificativa legal para a decisão, apenas informa que o DHS irá “alocar os fundos disponíveis para garantir o pagamento integral e pontual […] durante toda a paralisação”.

Os salários cobrirão dois períodos de pagamento desde o início do shutdown, e os agentes devem receber até, no máximo, 22 de outubro.

Enquanto isso, outros funcionários federais não terão a mesma sorte. Centenas de milhares foram afastados sem remuneração, enquanto muitos continuam trabalhando como “funcionários essenciais”, mas só receberão quando o Congresso aprovar a retomada do orçamento e o governo voltar a funcionar.

Um funcionário do DHS, que preferiu não se identificar, afirmou que, apesar dos agentes de segurança receberem, o pessoal de apoio do departamento, inclusive aqueles responsáveis por processar os pagamentos, ficará sem salário.

O porta-voz do DHS não respondeu imediatamente ao pedido de comentário feito na quinta-feira.

A paralisação do governo começou em 1º de outubro, após o Congresso não chegar a um acordo sobre o orçamento. Apesar de os republicanos controlarem as duas casas do Congresso e a Casa Branca, os democratas, com votos suficientes para barrar projetos no Senado, exigem que qualquer acordo inclua a manutenção dos subsídios do Affordable Care Act.

Paralisações como essa afetam tanto servidores quanto a população, já que diversos serviços públicos são reduzidos ou suspensos. Ainda assim, Trump tem buscado minimizar o impacto para grupos que considera prioritários. Além dos agentes do DHS, o governo também pretende manter o pagamento aos militares enquanto durar o impasse.

Foto: NARA & DVIDS Public Domain Archive

Fonte: HuffPost

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories