Espécie invasora de mosquito transmissor de doenças se espalha no norte da Califórnia

Por Julia Jacobo – ABC News

Populações de um mosquito invasor, conhecido por transmitir doenças, continuam a se espalhar pelo norte da Califórnia, incluindo a área da baía de São Francisco, segundo autoridades de saúde.

O Aedes aegypti, que pode transmitir doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e Zika, foi detectado em San Jose, próximo ao Kelley Park, conforme anunciou na sexta-feira o Distrito de Controle de Vetores do Condado de Santa Clara.

Esta é a primeira vez que o A. aegypti é encontrado nessa área específica de San Jose, informou Taylor Kelly, gerente de serviços científicos e técnicos do Distrito de Controle de Mosquitos e Vetores do Condado de Santa Clara, à ABC News.

“Este ano, em particular, tivemos muitas detecções em novas partes do condado,” disse Kelly.

Nos Estados Unidos, o A. aegypti é normalmente encontrado no Sul, Sudoeste e em Porto Rico. A espécie também é comum em áreas tropicais e subtropicais do mundo, incluindo países da África, Ásia e sul da Europa, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O mosquito foi detectado pela primeira vez na Califórnia em 2013 e já foi encontrado em 27 condados desde então, especialmente no Sul da Califórnia e no Vale Central, segundo o Departamento de Saúde Pública da Califórnia. No início deste mês, o Condado de Los Angeles relatou seu primeiro caso de dengue adquirido localmente na temporada de mosquitos de 2025, com o A. aegypti como o provável responsável, segundo Kelly.

As populações de A. aegypti têm se espalhado continuamente pelo norte da Califórnia desde a primavera, conforme afirmam as autoridades de saúde. Essa espécie tem a capacidade de “se mover com as pessoas”, seja acompanhando-as em carros ou casas, ou se reproduzindo em recipientes muito pequenos.

No Condado de Santa Clara, parece que o A. aegypti se estabeleceu, disse Kelly. “Acredito que os residentes vão notar isso devido às picadas incômodas,” acrescentou.

A espécie está associada à transmissão local do vírus da dengue na Califórnia, segundo o Departamento de Saúde da Califórnia.

As mudanças climáticas podem estar contribuindo para a disseminação das populações de mosquitos e doenças transmitidas por vetores em todo o mundo, já que os insetos prosperam em condições quentes e úmidas, de acordo com o Programa Mundial de Mosquitos. Mosquitos foram descobertos na Islândia pela primeira vez, deixando a Antártica como a única região do mundo onde o inseto não reside.

Na Califórnia, o clima provavelmente desempenhou um “papel muito importante”, mas outros fatores também podem ter facilitado a disseminação na área da baía, como a resistência desenvolvida a inseticidas, afirmou Kelly.

O A. aegypti é caracterizado por faixas brancas nas pernas, manchas brancas no corpo e listras na parte superior do corpo. Eles são “picadores agressivos durante o dia”, segundo o Condado de Santa Clara.

Além disso, o A. aegypti pode depositar ovos em vasos de flores, tigelas de animais de estimação e quintais, o que pode agravar a disseminação. As autoridades pedem aos residentes que esvaziem qualquer água parada em seus quintais e limpem recipientes que possam acumular água da chuva.

“Todos devem esvaziar e drenar qualquer água parada em suas propriedades pelo menos uma vez por semana,” recomendou Kelly.

A espécie pode representar uma “grande ameaça à saúde pública”, disse Roberto Barrera, entomologista chefe da divisão de dengue do CDC. “Esses pequenos incômodos são responsáveis pela disseminação de vírus que afetam milhões de pessoas,” afirmou Barrera em um comunicado.

As autoridades de saúde da Califórnia incentivaram os residentes a relatar picadas que ocorram durante o dia imediatamente e a documentar e enviar fotos de mosquitos que apresentem listras pretas e brancas.

Foto: Yuri Cortez/AFP via Getty Images

Fonte: ABC News

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *