Quase 20 dias após o ICE deter o adolescente de 13 anos de Everett, Arthur Berto, seu advogado afirma que a família está optando pela auto-deportação dele para o seu país de origem, o Brasil.
O advogado Andrew Lattarulo confirmou que Arthur retornará ao Brasil com um tio e uma tia, enquanto seus pais continuam seu processo de pedido de asilo aqui.
Se for concedido o status legal aos pais, Arthur poderá ser elegível para retornar aos Estados Unidos.
A saída voluntária, segundo Lattarulo, é o melhor cenário para o adolescente.
O jovem de 13 anos está em uma instalação de detenção juvenil na Virgínia desde sua prisão por supostamente ter ameaçado outro estudante.
“Arthur poderia, na verdade, permanecer sob custódia, mesmo que ele vencesse seu caso, digamos, o de asilo, e parece ser isso que está acontecendo naquela instalação de detenção”, disse Lattarulo.
Ele alega que muitos imigrantes juvenis detidos não estão sendo libertados até completarem 18 anos.
“Não se trata apenas de o juvenil ser perigoso ou ter risco de fuga, o juiz também pode escolher o ambiente menos restritivo para aquela criança, seja para proteger a criança ou a comunidade, e por causa dessa ressalva, o juiz pode optar por reter uma criança por tempo indeterminado”, acrescentou Lattarulo.
O advogado afirma que a decisão da família pela saída voluntária ainda precisa ser aprovada por um juiz, mas diz que os advogados do Departamento de Segurança Interna (DHS) já consentiram.
“Há certas salvaguardas em vigor e o juiz precisa aprovar essas salvaguardas, como quem vai pagar pela passagem, quem vai buscar a criança no aeroporto, onde a criança vai ficar hospedada. Portanto, estas são todas as coisas que estamos tentando abordar com o governo e com o tribunal”, disse Lattarulo ao NewsCenter 5.
Em 9 de outubro, Berto foi preso por policiais de Everett por supostamente ameaçar matar outro aluno em sua escola. O adolescente possuía uma faca durante a prisão, mas nenhuma arma de fogo.
O DHS alegou que o adolescente brasileiro de 13 anos tinha laços com a gangue 33, uma organização criminosa brasileira, em Everett.
A notícia da detenção do adolescente gerou protestos em frente à Câmara Municipal de Everett.
Foto: WCVB
								






