Trump detalha proposta de cheques de 2 mil dólares e explica quem pode receber

Por Alia Shoaib – Newsweek

O presidente Donald Trump apresentou mais informações sobre sua proposta de distribuir cheques de 2 mil dólares para americanos de baixa e média renda, utilizando recursos arrecadados com tarifas comerciais impostas durante seu governo. A declaração foi feita nesta segunda-feira, durante conversa com jornalistas no Salão Oval da Casa Branca.

Segundo Trump, o objetivo é beneficiar pessoas de renda média e baixa, enquanto americanos de alta renda ficariam de fora do pagamento. No entanto, o presidente não especificou qual seria o limite de renda para definir quem seria excluído do benefício. Ele também afirmou que o restante do dinheiro arrecadado com as tarifas seria destinado à redução da dívida pública dos Estados Unidos.

A proposta, anunciada inicialmente por Trump em sua rede Truth Social no dia 9 de novembro, ainda não foi formalmente detalhada pelo governo. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse à ABC News que não conversou com o presidente sobre o tema, mas sugeriu que o benefício poderia vir em diferentes formatos, como cortes de impostos já prometidos, incluindo isenção de tributos sobre gorjetas, horas extras, benefícios da Previdência Social e dedução de empréstimos para automóveis.

Apesar das declarações de Trump sobre a arrecadação de “trilhões de dólares” com as tarifas, dados oficiais mostram que o governo arrecadou 195 bilhões de dólares até setembro. Projeções da Tax Foundation, um centro de estudos de Washington, estimam que as tarifas possam gerar até 2,4 trilhões de dólares em uma década, mas esse valor pode cair para 1,8 trilhão caso sejam considerados os impactos negativos de retaliações internacionais.

A vice-presidente de política tributária da Tax Foundation, Erica York, destacou que a receita atual das tarifas não seria suficiente para cobrir o custo dos cheques propostos por Trump, que chegaria a quase 300 bilhões de dólares mesmo excluindo os contribuintes com renda superior a 100 mil dólares.

Analistas também alertam que as tarifas podem aumentar os custos para as famílias americanas. O Tax Policy Center projeta que, em 2026, o impacto das tarifas pode chegar a 2.600 dólares por domicílio.

Até o momento, a proposta dos cheques de 2 mil dólares foi apenas mencionada por Trump, sem que sua administração tenha divulgado detalhes sobre como ou se o plano será implementado.

Foto: Yahoo

Fonte: Newsweek

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *