Juíza proibiu deportação de estudante antes de ela ser enviada para Honduras

WELLESLEY, Mass. — Uma caloura do Babson College foi deportada para Honduras no fim de semana, em um caso que seu advogado classifica como uma clara violação de uma ordem judicial federal.

O advogado de imigração de Boston, Todd Pomerleau, afirmou que Annie Lucia Lopez Belloza foi detida pelo ICE no Aeroporto Logan enquanto viajava para o Texas para surpreender sua família no feriado de Ação de Graças.

“Ela foi enviada no sábado do Texas para Honduras em clara violação de uma ordem judicial federal”, disse Pomerleau.

Segundo o advogado, Belloza não sabia que tinha representação legal quando conversaram na segunda-feira.

“Ela pensou que sua vida tinha acabado. Eu disse a ela que não vamos parar até que a tragamos de volta para cá… porque, às 6 horas da noite anterior, um juiz federal suspendeu sua deportação deste país, já que ela nem sequer sabia que tinha uma ordem de remoção”, explicou Pomerleau.

Belloza está agora morando com a avó em Honduras.

Documentos judiciais mostram que a juíza distrital dos EUA, Allison D. Burroughs, ordenou que Lopez Belloza não fosse deportada dos EUA nem transferida para fora do estado de Massachusetts.

Apesar da ordem, Lopez Belloza foi transferida para uma instalação de detenção na fronteira sudeste dos EUA com o México, no Texas, na noite da detenção (21 de novembro), e deportada para Honduras no dia seguinte (22 de novembro), segundo o advogado.

Um porta-voz do Immigration and Customs Enforcement (ICE) confirmou a remoção de Lopez Belloza e alegou que ela tinha uma ordem de deportação emitida em 2015. No entanto, não foi confirmado o motivo da ordem nem se ela foi autorizada por um juiz.

Foto: WCVB TV

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *