Juíza de imigração demitida processa governo Trump por discriminação

CLEVELAND, Ohio — Uma juíza de imigração demitida pelo governo Trump está processando o Departamento de Justiça (DOJ), alegando ter sido vítima de discriminação ilegal.

Tania Nemer, ex-juíza de imigração em Ohio, entrou com uma ação judicial na segunda-feira, afirmando que foi dispensada devido ao seu gênero, à sua dupla cidadania com o Líbano e à sua candidatura anterior a um cargo local como democrata, em violação à lei de direitos civis.

Nemer afirma que foi “abruptamente demitida” durante o período de experiência, apesar de ter recebido a avaliação de “mais alto desempenho possível”.

A ex-juíza de Cleveland está entre mais de 100 juízes de imigração que foram demitidos, renunciaram por meio de oferta do Departamento de Eficiência Governamental ou foram transferidos da área de julgamento de imigração, segundo o sindicato que representa os juízes de imigração.

Os advogados de Nemer relataram que ela foi escoltada para fora do tribunal no momento da demissão e que tanto seu supervisor quanto o juiz-chefe de imigração em exercício disseram não saber o motivo da dispensa.

“Até hoje, o governo não apresentou qualquer justificativa não discriminatória, coerente e legítima para a demissão”, escreveram os advogados.

Logo após ser demitida, Nemer apresentou uma queixa formal de discriminação a um escritório de Oportunidades Iguais de Emprego, que arquivou o caso.

Os advogados classificaram a posição do DOJ de que pode demitir funcionários federais sem motivo, apesar dos estatutos de direitos civis como “um ataque impressionante a um estatuto federal histórico”.

Segundo a denúncia, um funcionário do DOJ apresentou uma declaração juramentada detalhando infrações de trânsito envolvendo Nemer, além de dois casos de impostos locais de 2010 e 2011, que, segundo a ex-juíza, já haviam sido divulgados durante a verificação de antecedentes para o cargo.

Os advogados de Nemer alegam que o funcionário do DOJ “criou a impressão enganosa de que as infrações anteriores estavam de alguma forma ligadas à demissão de Nemer”.

A ex-juíza de imigração pede ao tribunal em D.C. uma “declaração de que o governo violou seus direitos, reintegração e danos compensatórios”.

Foto: Law & Crime

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories