Agente da Patrulha de Fronteira fere duas pessoas durante abordagem em Portland

Por Marlene Lenthang e Julia Ainsley – NBC News

Duas pessoas ficaram feridas após serem baleadas por um agente da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos na tarde de quinta-feira, em Portland, no estado do Oregon, segundo informou a polícia local. Autoridades federais classificaram o episódio como um ato de legítima defesa durante uma abordagem direcionada a um veículo.

De acordo com a Polícia de Portland, agentes foram acionados pouco depois das 14h15 para atender a uma ocorrência de disparos na região da Southeast Main Street. Minutos depois, uma nova chamada indicou que um homem baleado pedia ajuda nas proximidades da Northeast 146th Avenue com a East Burnside Street, a cerca de três quilômetros do primeiro local. No segundo ponto, os policiais encontraram um homem e uma mulher com ferimentos causados por tiros.

Os agentes prestaram os primeiros socorros, aplicando um torniquete, e as vítimas foram levadas a um hospital. O estado de saúde de ambos não foi divulgado. A polícia informou que apurou que os ferimentos estavam relacionados a uma ação envolvendo agentes federais.

Em nota, a porta-voz do Departamento de Segurança Interna (DHS), Tricia McLaughlin, afirmou que agentes da Patrulha de Fronteira realizavam uma parada veicular direcionada por volta das 14h19. O alvo da operação seria um passageiro descrito como um cidadão venezuelano em situação migratória irregular, supostamente ligado à rede criminosa transnacional Tren de Aragua e envolvido em um tiroteio recente em Portland. Segundo ela, o motorista do veículo também seria integrante do mesmo grupo.

Ainda de acordo com o DHS, ao se identificarem como agentes da lei, o motorista teria tentado atropelar os agentes, usando o veículo como arma. Diante da ameaça, um dos agentes efetuou disparos defensivos. O carro deixou o local com o motorista e o passageiro, fugindo em seguida. Fontes policiais ouvidas pela NBC News relataram que o veículo, um Toyota vermelho, chegou a atingir um agente durante a tentativa de fuga, o que motivou os disparos.

As pessoas que estavam no carro foram identificadas como um homem de 33 anos e uma mulher de 32 anos.

O caso ocorreu um dia após a morte de Renee Nicole Good, de 37 anos, cidadã americana, baleada por um agente do ICE em Minneapolis enquanto estava dentro de seu carro. Assim como em Portland, o Departamento de Segurança Interna afirmou que a agente agiu em legítima defesa, alegando que Good teria tentado atropelar os agentes. A versão foi contestada pelo prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, e por testemunhas.

O chefe da Polícia de Portland, Bob Day, afirmou que a investigação ainda está em estágio inicial e pediu calma à população, destacando o clima de tensão após o episódio ocorrido em Minneapolis.

A investigação do caso em Portland está sob responsabilidade do FBI. O escritório do FBI na cidade informou que apura uma suposta agressão contra agentes federais envolvendo dois agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) e que as duas pessoas que fugiram após o tiroteio estão recebendo atendimento médico.

O prefeito de Portland, Keith Wilson, condenou o ocorrido no bairro de Hazelwood e pediu a suspensão das operações do ICE na cidade até a conclusão das investigações. Já o Conselho do Condado de Multnomah também criticou o episódio, afirmando que a violência associada às ações do ICE nas comunidades locais precisa acabar.

Foto: NBC Boston

Fonte: NBC Boston

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *