Democratas querem saber se condenados do 6 de janeiro perdoados por Trump trabalham no ICE

WASHINGTON, D.C. — Democratas da Câmara dos Representantes estão investigando se o Departamento de Segurança Interna (DHS), chefiado por Kristi Noem, contratou manifestantes do dia 6 de janeiro e outros indivíduos ligados ao ataque ao Capitólio, em meio a uma onda de contratações do governo de Donald Trump para sua campanha de deportação em massa.

O deputado Jamie Raskin, principal democrata no Comitê Judiciário da Câmara, está solicitando registros de contratação e outras informações para determinar se algum dos cerca de 1.600 acusados em conexão com o ataque está entre as fileiras de agentes mascarados do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) e da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) que, segundo ele, “arrastaram, derrubaram, espancaram, usaram armas de choque, atiraram e mataram cidadãos e não cidadãos em comunidades por todo o país”.

Trump perdoou praticamente todos os envolvidos em seu primeiro dia de mandato, incluindo dezenas de réus que haviam agredido agentes da lei.

Raskin afirma que o Departamento de Segurança Interna “parece estar cortejando” manifestantes perdoados por meio de campanhas de recrutamento que utilizariam códigos associados ao nacionalismo branco (dog whistles), apelos a grupos como Proud Boys e Oath Keepers e um “processo de triagem flexibilizado”, segundo o conteúdo da carta enviada pelo parlamentar.

“Únicos entre todas as agências de aplicação da lei e todos os ramos das Forças Armadas, os agentes do ICE ocultam suas identidades, usando máscaras e removendo nomes de seus uniformes”, escreveu Raskin. “Por que isso acontece? Por que membros da Guarda Nacional, policiais estaduais, distritais e locais, além de integrantes do Exército, Marinha, Força Aérea e Fuzileiros Navais, trabalham rotineiramente sem máscaras, enquanto os agentes do ICE atuam mascarados?”

Foto: NPR

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *