Texas e Oklahoma se preparam para neve pesada e gelo, que podem tornar as estradas perigosas nesta sexta-feira, no que se espera serem os efeitos iniciais de uma enorme tempestade de inverno de vários dias. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), a tempestade ameaça causar danos catastróficos, interrupções extensas no fornecimento de energia e frio intenso para mais de 170 milhões de pessoas em todo o país, cerca de metade da população.
A agência informou que uma combinação de neve pesada, chuva congelante e granizo está prevista das Montanhas Rochosas do Sul até a Nova Inglaterra, pelo menos, até segunda-feira.
Em Massachusetts, a neve deve começar no meio da manhã de domingo, com a intensidade aumentando no final da tarde. Não é recomendado viajar após as 16h/17h até, pelo menos, meia-noite, à medida que uma neve intensa, com taxas de 2,5 a 7,5 cm por hora e possibilidade de “trovão de neve” avança. É nesse período que deve se acumular cerca de 70% a 80% de toda a neve da tempestade.
Enquanto isso, um fluxo de ar mais ameno vindo do oceano começará a elevar as temperaturas de cerca de -10 °C para -5 °C, talvez chegando perto de 0 °C nas áreas litorâneas.
Por que isso é importante? Essa fronteira entre o ar ártico e o ar marginalmente frio é chamada de frente costeira e funciona como a linha divisória entre as áreas com neve mais pesada (40 a 50 cm) e aquelas com volumes um pouco menores (25 a 40 cm), especialmente perto da costa.
Essa diferença também influencia o tipo de neve, variando entre mais fofa e mais compacta.
Durante esse período, as temperaturas também sobem em Cape Cod, com possibilidade de mistura de precipitação após a meia-noite. Para a região, a estimativa é de 18 a 25 cm de neve, com chance de chuva em alguns momentos.
A intensidade da tempestade pode diminuir no fim da noite de domingo, retornando com neve mais leve e constante na segunda-feira. Alguns modelos indicam que a neve pode persistir até tarde da noite de segunda, mas ainda não há certeza sobre as áreas mais afetadas se apenas o leste de Massachusetts ou regiões mais ao norte. Essa definição pode ocorrer de última hora, mas será decisiva para o acúmulo adicional de neve.
Foto: Connecticut Public







