O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou durante a madrugada um vídeo retratando o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama como macacos. A postagem foi feita em sua conta oficial na rede Truth Social e rapidamente provocou críticas contundentes.
A imagem fazia parte de um vídeo que promove uma teoria conspiratória sobre supostas fraudes em urnas eletrônicas na eleição presidencial de 2020. No material, Trump aparece representado como um leão, enquanto diversos líderes democratas são mostrados como animais. Ao fundo, toca a música “The Lion Sleeps Tonight”, do grupo The Tokens.
Procurada para comentar o caso, a Casa Branca respondeu prontamente defendendo a publicação. Em comunicado enviado por e-mail, a secretária de imprensa Karoline Leavitt afirmou que o vídeo se trata de um meme da internet que mostra Trump como o “rei da selva” e os democratas como personagens do filme O Rei Leão.
“Por favor, parem com a falsa indignação e noticiem algo que realmente importe para o público americano”, declarou Leavitt. Na resposta, ela também incluiu um link para uma versão mais longa do vídeo, publicada em 24 de outubro por uma conta pró-Trump na rede X.
Além dos Obama, o vídeo completo mostra outros políticos democratas retratados como animais, entre eles a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, o líder da minoria democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, o governador da Califórnia Gavin Newsom e a deputada Alexandria Ocasio-Cortez.
A publicação de Trump gerou reações imediatas. O gabinete do governador Gavin Newsom se manifestou na rede X classificando o episódio como “comportamento repugnante por parte do presidente” e pediu que “todos os republicanos condenem isso agora”.
Fonte: CNBC







