Em entrevista recente na TV, o novo diretor de fronteiras do governo Trump, Tom Homan, afirmou que a prefeita de Boston, Michelle Wu, “não é muito inteligente.”
A prefeita rebateu dizendo: “As pessoas podem dizer o que quiserem sobre mim, mas isso não é sobre mim. O meu histórico de segurança pública fala por si só,” declarou.
O debate gira em torno das deportações em massa que o governo Trump promete implementar logo no início do mandato. A prefeita Michelle Wu enfatizou seu compromisso em proteger as comunidades, incluindo imigrantes sem documentos que não tenham antecedentes criminais.
Tom Homan garantiu que “o presidente Trump vai priorizar [para prender] quem for ameaça à segurança pública.”
A doutora Geralde Gabeau, do Immigrant Family Services em Mattapan, afirmou que seu centro agora dedicará muita energia e tempo para proteger as famílias imigrantes. Ela exibiu um panfleto com os dizeres “Saiba seus direitos,” em inglês e crioulo, língua local dos haitianos. Gabeau destacou que, no início do governo Trump, é esperado muito pânico e insegurança nas comunidades imigrantes.
A prefeita Wu ressaltou que “a lei está do meu lado,” referindo-se ao Trust Act, uma lei que existe há 10 anos e determina que as cidades não são obrigadas a cooperar com o governo federal em questões imigratórias.
Por outro lado, Tom Homan afirmou que a principal responsabilidade de um prefeito “é proteger as suas comunidades” e completou: “É isso que vamos fazer. Ou ela nos ajuda, ou sai do caminho, porque nós vamos agir.”