Voo com imigrantes – considerados “os piores dos piores” – chega à prisão em Guantánamo, Cuba

O primeiro voo com imigrantes chegou à prisão de segurança máxima da base naval americana em Guantánamo, em Cuba, na terça-feira.

Os 10 imigrantes a bordo são suspeitos de pertencer à gangue venezuelana Tren de Aragua, segundo o Departamento de Segurança Interna. Porém, eles não ficarão na mesma área dos detentos atuais e serão vigiados principalmente pelo ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas).

A medida faz parte da política de imigração do governo Trump. O presidente assinou uma ordem executiva em 29 de janeiro determinando a expansão do Centro de Operações para Migrantes em Guantánamo até sua capacidade máxima.

Trump disse: “Há muito espaço para acomodar muita gente. Então vamos usar.” Ele acrescentou que “os imigrantes são durões, mas nós temos alguns durões também”.

“Conforme identificamos imigrantes ilegais criminosos, os militares atuam para ajudar a enviá-los para seus países de origem ou para outro lugar. Enquanto isso, se eles não puderem ir para algum lugar imediatamente, podem ir para Guantánamo”, disse o secretário de Defesa, Pete Hegseth.

Cerca de 300 militares apoiam as operações com imigrantes em Guantánamo, e mais 200 fuzileiros navais devem chegar em breve. O Departamento de Defesa informou que as tropas estão lá para preparar a expansão do centro, que poderá abrigar até 30 mil imigrantes temporariamente.

Guantánamo já abrigou refugiados e imigrantes antes, mas os relatos incluem denúncias de condições insalubres e maus-tratos.

Foto/Reprodução: DHS

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories