MILÃO, Itália — Agentes do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) terão um papel na segurança durante os próximos Jogos de Inverno de Milão-Cortina, de acordo com informações compartilhadas com a mídia local por fontes da Embaixada dos EUA em Roma. A Associated Press confirmou a informação de forma independente com duas fontes da embaixada.
As fontes que confirmaram a participação do ICE nesta terça-feira afirmaram que os agentes federais apoiariam equipes de segurança diplomática e não realizariam nenhuma operação de fiscalização de imigração.
O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, afirmou que o ICE não seria bem-vindo em sua cidade, que sediará a maioria dos esportes no gelo durante os Jogos de Inverno, de 6 a 22 de fevereiro.
“Esta é uma milícia que mata, uma milícia que entra nas casas das pessoas, assinando suas próprias autorizações. É claro que eles não são bem-vindos em Milão, sem dúvida nenhuma”, disse Sala à rádio RTL Radio 102, antes de a mobilização do ICE para os Jogos ser confirmada.
O papel do ICE havia sido reportado no fim de semana pelo diário italiano Il Fatto Quotidiano, gerando declarações conflitantes de autoridades italianas que não queriam parecer confirmar a atuação da agência.
O ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, disse no sábado que não havia recebido confirmação sobre a mobilização do ICE, mas acrescentou: “Não vejo qual seria o problema”, conforme relatado pela agência de notícias ANSA.
Nesta terça-feira, o Ministério do Interior reiterou que os EUA não confirmaram a composição de sua equipe de segurança, mas insistiu que “no momento, não há indicações de que o ICE dos EUA atuará como escolta para a delegação americana”.
Foto: revista Deadline







