Alerta da FDA: Centenas de Ozempic falsificados foram apreendidos nos EUA

A FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, está orientando médicos e pacientes a verificarem a autenticidade do Ozempic receitado e comprado. O alerta foi feito após a agência confiscar versões falsificadas do medicamento no país.

De acordo com a Novo Nordisk, responsável pela fabricação do Ozempic e do Wegovy, essas injeções falsas de 1 miligrama estavam sendo comercializadas por canais não autorizados. A empresa informou o caso à FDA no dia 3 de abril, e os produtos foram apreendidos no dia 9.

Como identificar os medicamentos falsos?

Os lotes falsificados têm o número PAR0362 e números de série que começam com os dígitos 51746517.

Mesmo o Ozempic original pode causar efeitos colaterais, como desconfortos estomacais, o que dificulta determinar se os problemas relatados foram causados pelo uso do remédio verdadeiro ou pelas falsificações.

As versões falsas ressaltam a crescente popularidade e demanda pelo medicamento, usado inicialmente para tratar diabetes tipo 2, mas que se tornou popular como auxiliar na perda de peso — uso que não é oficialmente aprovado.

Não é a primeira vez que o medicamento entra no radar da FDA. Em dezembro de 2023, milhares de unidades falsificadas já haviam sido apreendidas, e a agência alertou que algumas ainda poderiam estar em circulação.

A FDA também destacou que essas falsificações são diferentes das versões manipuladas do Ozempic, que aumentaram de popularidade durante períodos de escassez. Versões manipuladas são permitidas em alguns casos específicos, como quando há falta do produto original.

A orientação atual é que consumidores e profissionais da saúde redobrem a atenção na hora de adquirir o medicamento e sempre busquem distribuidores autorizados.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *