MILFORD, Mass. — Autoridades de imigração convocaram os pais de Gustavo Henrique de Oliveira a comparecer ao escritório do ICE em Burlington.
Gustavo foi detido na sexta-feira no centro de Milford. Segundo a imprensa americana, ele saía de uma padaria quando viu um conhecido, também brasileiro, dirigindo um carro.
Nesse momento, agentes do ICE chegaram. Gustavo tentou fugir, mas acabou sendo capturado e colocado em um veículo federal.
De acordo com a vice-diretora do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLoughlin, os agentes não sabiam que ele era menor de idade no momento da prisão.
Segundo McLoughlin, os agentes estavam à procura de dois outros imigrantes indocumentados com histórico criminal. Gustavo foi liberado assim que ficou determinado que se tratava de um menor.
Os pais foram chamados para buscá-lo, mas se recusaram, e o ICE acabou levando o adolescente para casa.
Na segunda-feira, Gustavo foi convocado a comparecer ao escritório do ICE em Burlington. Ele esteve no local acompanhado de uma advogada e foi liberado.
Agora, a agência quer ouvir os pais do jovem, que estão em processo de pedido de asilo, segundo a defesa.
O pai de Gustavo, Itamar de Oliveira, falou ao canal NBC Boston em português:
“Eles estão tratando a gente como animais. Nós não somos criminosos. Trabalhamos, pagamos impostos, contribuímos com a sociedade. Esse governo só quer destruir famílias. E destruir famílias significa destruir o próprio país.”
Tricia McLoughlin também afirmou que indocumentados deveriam deixar os Estados Unidos e disse que o contribuinte americano é generoso, oferecendo US$ 1 mil como incentivo.
Os pais de Gustavo de Oliveira devem comparecer ao ICE às 9h desta terça-feira, em Burlington.
Foto: WCVB