Artista de Boston é detido pelo ICE durante protesto em Portland

Por Nick A. Zaino III – Boston Globe

O artista performático de Boston, Robby Roadsteamer (nome artístico de Rob Potylo) foi detido temporariamente por agentes do ICE durante um protesto em frente a uma unidade da agência em Portland, Oregon, na última quarta-feira. O episódio ganhou repercussão nacional após vídeos do momento serem compartilhados nas redes sociais do artista.

Vestido de girafa e cantando uma paródia da música “Do Ya Think I’m Sexy?”, de Rod Stewart, Potylo ironizou agentes do ICE com versos provocativos. A cena inusitada contou ainda com a presença de manifestantes fantasiados de sapos, tubarões, hipopótamos e dinossauros, em um protesto marcado pelo tom de sátira.

As imagens mostram três agentes com uniformes camuflados, máscaras e capacetes se aproximando de Potylo. Dois deles o conduzem para dentro da instalação, enquanto o terceiro faz a segurança do local, armado. Segundo o artista, os agentes chegaram a disparar bolas de pimenta em sua direção antes de detê-lo diante da multidão.

Potylo, que já retornou a Boston, afirmou que precisará voltar a Portland para responder a uma citação judicial. Ele relatou que, apesar de ser experiente em protestos performáticos, considerou a abordagem dos agentes em Portland mais agressiva do que em outras ocasiões. “Eles estavam atirando bolas de pimenta diretamente em mim”, contou.

Durante o tempo em que ficou detido, Potylo manteve o personagem e tentou arrancar risadas dos agentes, mesmo sendo advertido sobre possíveis acusações federais de invasão de propriedade. Ele também relatou que os agentes cogitaram acusá-lo por posse de dois cigarros de maconha, recebidos de uma manifestante, mas argumentou que só estava ali porque fora levado pelos próprios agentes.

Após cerca de uma hora de questionamentos, Potylo foi liberado. Ele anunciou que pretende processar o ICE pelo tratamento recebido e já arrecadou, por meio de uma campanha online, 91% da meta de US$ 100 mil para cobrir despesas legais.

Em nota, Tricia McLaughlin, do Departamento de Segurança Interna, afirmou que o vídeo divulgado foi editado de forma enganosa e que Potylo desobedeceu ordens para se afastar da propriedade federal, sendo detido após insistir em permanecer no local.

Conhecido por sua atuação em protestos de tom absurdo e bem-humorado, Potylo já participou de manifestações desde 2012, inclusive ao lado do ativista Vermin Supreme no Occupy Boston. Em suas performances, costuma usar fantasias e músicas satíricas para chamar atenção para causas políticas, apostando no humor como forma de engajamento.

Potylo defende que esse tipo de protesto, baseado em criatividade e coletividade, é mais eficaz do que ações destrutivas. “Procuro diversão, procuro coletivo, procuro que as pessoas encontrem seu lugar”, afirmou o artista.

Foto: Boston Globe

Fonte: Boston Globe

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories