Essa semana o FBI emitiu um alerta sobre golpe que está varrendo o país.
Ocorrendo desde o mês passado, os ataques de phishing por SMS ou “smishing” atraem usuários os enganando com cobranças fictícias de pedágios rodoviários não pagos.
O Centro de Reclamações sobre Crimes na Internet do FBI registou mais de 2 mil reclamações detalhando os sms enganosos que se passam por serviço de pedágio rodoviário em vários estados do país. As investigações revelam que estas mensagens visam manipular as pessoas para que elas cliquem em links que imitam sites legítimos de serviços de pedágio, contendo números de telefone flutuantes que evitam sua detecção.
A Pennsylvania Turnpike tem aconselhado seus clientes a evitarem responder ou clicar no link dessas mensagens. A polícia do estado da Pensilvânia disse que esses sites falsos são para roubar dados pessoais.
Para evitar cair no golpe, o FBI recomenda que a tentativa de phising seja denunciada no ic3.gov com detalhes do contato do golpista e URL do site do sms, além disso, o usuário deve verificar sua conta de pedágio no site oficial do serviço e apagar a mensagem recebida em seu celular, além de ter também, proteção antivírus no dispositivo.