A cidade de Cambridge vai testar, em breve, o envio de assistentes sociais ao invés de policiais quando a ligação para o 911 não for motivada por caso violento.
O chamado CARE Team tem 5 membros que tem extenso histórico de trabalhos sociais ou como paramédico.
Os 5 profissionais não estarão acompanhados de policiais. Mas levarão com eles um rádio para pedir apoio da polícia a qualquer momento. O projeto tem apoio da Comissária da Polícia de Cambridge, Christine Elow.
Segundo o presidente da Associação de Patrulhadores de Cambridge, Chris Sullivan, a cidade recebe mais de 1.000 ligações pro 911 a cada ano que não são relacionadas a casos violentos. Além disso, os policiais realizam todo ano 50 procedimentos de ressuscitação de fazem visitas a idosos.
O novo time de trabalho social pode desafogar a rotina dos policiais. O foca maior será atender casos de pessoas com problemas mentais.
O CARE Team deve estrear 4 anos depois do caso de George Floyd, o homem desarmado que foi morto pela polícia de Minneapolis. Ainda não há uma data para a estreia do CARE Team mas autoridades dizem que será em Breve.
Foto: Prefeitura de Cambridge