Uma nova camiseta à venda na loja oficial do presidente Donald Trump está gerando polêmica nos Estados Unidos. Estampada com “Trump 2028” e o slogan “Rewrite the Rules” (“Reescreva as regras”), a peça sugere a possibilidade de um terceiro mandato presidencial — algo que é proibido pela Constituição americana.
Mesmo ocupando atualmente a presidência, Trump e seus aliados têm alimentado a ideia de uma nova candidatura em 2028, o que seria inconstitucional. A 22ª Emenda da Constituição dos EUA afirma claramente que ninguém pode ser eleito presidente mais de duas vezes.
Em março, Trump declarou em entrevista que “não estava brincando” ao considerar um terceiro mandato e mencionou “métodos” para contornar a regra. Uma das possibilidades levantadas seria ele concorrer como vice-presidente em 2028, ao lado de um aliado como JD Vance. Caso eleito, o vice renunciaria, permitindo que Trump assumisse novamente a presidência. No entanto, especialistas lembram que a 12ª Emenda impede que alguém inelegível para a presidência ocupe também o cargo de vice.
A ideia tem sido duramente criticada por estudiosos da Constituição, que consideram a proposta uma ameaça às regras democráticas. “Isso não é debatível”, afirmou Anthony Michael Kreis, professor de direito constitucional da Georgia State University.
Apesar de produtos como bonés e camisetas “Trump 2028” já estarem sendo vendidos, e de aliados como Steve Bannon apoiarem a ideia, uma mudança constitucional que permita um terceiro mandato é considerada altamente improvável. Para isso, seria necessário o apoio de dois terços do Congresso e a ratificação de 38 dos 50 estados — um cenário praticamente impossível.
Além disso, uma pesquisa recente do instituto Economist/YouGov mostrou que apenas 17% dos americanos apoiam a ideia de Trump tentar um terceiro mandato.
Confira a matéria completa no link da bio ou nos stories.
Foto: Trump Store.