BOSTON, Mass. — A Waymo, empresa de robotáxis autônomos, anunciou que está retornando a Boston um ano após sua exploração preliminar pelas ruas sinuosas da cidade.
A empresa afirmou, em comunicado, que está animada em continuar se adaptando de forma eficaz aos paralelepípedos, becos estreitos, rotatórias e rodovias de Boston.
No entanto, o serviço de transporte por aplicativo do Vale do Silício disse que precisa de apoio dos legisladores de Massachusetts antes de oferecer viagens totalmente autônomas aos moradores da cidade, já que o estado ainda precisa legalizar veículos totalmente autônomos.
Segundo o Departamento de Transportes de Massachusetts (MassDOT), a Waymo ainda não solicitou oficialmente autorização para operar sem motoristas. O primeiro passo seria preencher uma “Solicitação de Teste”, o que ainda não ocorreu.
Motoristas de Uber e Lyft, preocupados com a perda de empregos, têm protestado contra a presença de carros sem motorista no estado. Por outro lado, o deputado estadual Dan Cahill afirmou que o objetivo é criar uma estrutura clara para garantir que a tecnologia atenda aos padrões de segurança.
Líderes municipais também expressaram ceticismo. Jascha Franklin-Hodge, chefe de infraestrutura viária de Boston, comentou: “Dirigir aqui não é como no resto do país. Nossas ruas são complexas, congestionadas e caóticas”. O conselheiro municipal Ed Flynn citou ainda desafios como carros estacionados em fila dupla, obras constantes no verão e bancos de neve no inverno.
Em resposta, a Waymo afirmou que tem testado sua tecnologia em algumas das cidades com mais neve do país para garantir operações seguras em climas de inverno rigoroso.
Foto: InSide EVs







