Berlim, Alemanha — Um novo estudo publicado na Europa mostra que, mesmo quem não consome bebidas alcoólicas, pode desenvolver fígado gorduroso e até câncer no órgão no futuro.
A pesquisa de longa duração foi realizada com 124 mil pessoas na Inglaterra.
Quem consome refrigerante diet tem 60% mais chance de desenvolver problemas no fígado. Já quem consome bebidas doces, mesmo sucos sem álcool, tem 50% mais chance de desenvolver a condição conhecida como fígado gorduroso.
Nos Estados Unidos, nos últimos 30 anos, os casos de problemas hepáticos aumentaram 50% e já afetam 38% da população.
O estudo acompanhou 124 mil pessoas durante 10 anos e foi conduzido pelo UK Biobank, um grande laboratório biomédico do Reino Unido.
Os participantes respondiam questionários com base em um período de 24 horas ao longo de todo o estudo.
A pesquisa também revelou que substituir refrigerante diet por água reduz em 15% as chances de desenvolver problemas no fígado. Substituir sucos e outras bebidas doces por água reduz em 13% as chances de desenvolver câncer ou outras doenças hepáticas.
O estudo ainda não foi publicado oficialmente. Ele foi apresentado em Berlim, na Alemanha, durante a Semana de Gastroenterologia na Europa, uma conferência anual promovida pela Sociedade Europeia de Gastroenterologia, Gastrointestinal e Endoscopia.
A pesquisa ainda será comparada com trabalhos de outros profissionais da área da saúde.
Foto: Grub Street