Alguns integrantes do pessoal militar dos Estados Unidos foram instruídos a deixar bases no Oriente Médio, apurou a Fox News.
A ordem ocorre em meio a protestos generalizados no Irã e a ameaças de intervenção por parte do presidente Donald Trump. O governo do Catar confirmou que parte do contingente americano deixou a Base Aérea de Al Udeid, a maior base militar dos EUA no Oriente Médio.
O Escritório de Mídia Internacional do Catar informou que as medidas fazem parte de esforços mais amplos para garantir a segurança de cidadãos e residentes, além de proteger infraestruturas críticas e instalações militares. O órgão acrescentou que quaisquer novos desdobramentos serão anunciados por canais oficiais.
Trump afirmou na terça-feira que interrompeu reuniões com o regime iraniano, dizendo que não haverá contato enquanto o governo continuar reprimindo violentamente os protestos. Ele também instou o povo iraniano a “tomar o controle” do país.
“Patriotas iranianos, continuem protestando, tomem suas instituições!”, escreveu Trump na rede Truth Social. “Guardem os nomes dos assassinos e abusadores. Eles pagarão um preço alto.”
“Cancelei todas as reuniões com autoridades iranianas até que a matança sem sentido de manifestantes pare. A ajuda está a caminho”, acrescentou.
Relatos indicam que autoridades iranianas já teriam matado mais de 2.500 pessoas, embora o número real possa ser ainda maior.
Foto: O Globo







