Ex-atleta olímpico é preso por tráfico de drogas após perseguição internacional

O snowboarder olímpico Ryan Wedding, um dos fugitivos mais procurados pelo FBI e suspeito de tráfico de cocaína, foi detido. A informação foi confirmada à NBC News por dois oficiais de segurança familiarizados com a investigação.

Wedding, de 44 anos, é acusado de chefiar as operações de uma organização criminosa, incluindo táticas de intimidação de testemunhas. Em março, ele foi incluído na lista de fugitivos mais procurados do FBI. Uma recompensa de US$ 15 milhões foi oferecida por informações sobre o caso.

Detalhes sobre o que levou à prisão não foram divulgados imediatamente. Um anúncio oficial das autoridades está previsto para as 8h desta sexta-feira, em Ontario, Califórnia.

Segundo as autoridades, a queda de Wedding da glória olímpica ocorreu ao longo de duas décadas, período em que ele se tornou uma figura central em uma operação de tráfico de drogas ilícitas violenta e lucrativa. Ele é suspeito de orquestrar assassinatos ligados a um cartel de cocaína bilionário, incluindo a morte de uma testemunha federal.

Carreira no esporte

Nascido em Thunder Bay, no Canadá, Wedding representou seu país nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Utah. Ele ficou em 24º lugar no slalom gigante paralelo, o melhor resultado de sua carreira no snowboard.

De acordo com documentos judiciais, os crimes começaram seis anos após sua estreia olímpica. Em 2008, ele se envolveu em uma transação de drogas malsucedida em San Diego; o traficante com quem se encontrou era, na verdade, um agente disfarçado do FBI.

Na época, Wedding foi considerado culpado de conspiração para distribuir cocaína e pediu desculpas ao tribunal por “decisões estúpidas e irresponsáveis”. Ele foi condenado a 48 meses de prisão federal e libertado em dezembro de 2011.

Após sua libertação, ele teria fundado uma organização criminosa de tráfico de drogas e passado a trabalhar com membros de cartéis mexicanos para movimentar grandes quantidades de entorpecentes, segundo autoridades federais. Acredita-se que o cidadão canadense estivesse escondido no México até sua recente captura.

Foto: Radio Canada

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories