WELLESLEY, Mass. — Apenas uma semana após sua vitória histórica no Grammy, a estrela porto-riquenha Bad Bunny será a atração principal do show do intervalo do Super Bowl. Enquanto isso, no Wellesley College, estudantes analisam o impacto cultural e político do artista.
A faculdade foi a primeira instituição dos EUA a oferecer um curso dedicado ao astro, intitulado “Bad Bunny: Raça, Gênero e Império no Reggaeton”.
A professora associada Petra Rivera-Rideau explica que o curso utiliza Bad Bunny como ponto de partida para discutir temas profundos, como o colonialismo, a crise de gentrificação em Porto Rico e o impacto do código tributário dos EUA na ilha.
Estudantes de diversas áreas, como a aluna de astrofísica Dharlenny Soto, de 21 anos, destacam que a música do artista ajuda a compreender a crise da dívida e a política porto-riquenha de uma forma que impacta diretamente a vida das pessoas. “Não é apenas arte pela arte; é arte para o ativismo”, afirmou a estudante Madeline Mayes.
A professora Rivera-Rideau também co-criou o “Bad Bunny Syllabus”, um site que serve como recurso para outros educadores, e está lançando um livro que analisa a carreira do artista de 2016 a 2025, contextualizando-a na história de Porto Rico nos últimos 30 anos.
Foto: 6ABC







