CHELSEA, Mass. — Nesse dia da eleição o Centro de Operações do Homeland Security dentro da Policial Estadual em Framingham foi ativado.
Autoridades locais e federais estão alertas para ameaças contra as eleições. E elas podem vir de várias formas: desde ameaças aos voluntários dos locais de votação, até danos aos locais das campanhas e dos partidos e também tentativa de interferência internacional.
Entre abril e setembro deste ano, o FBI identificou mais de 2.000 ameaças contra trabalhadores da eleição em todo o país. Pelo menos 100 investigações foram abertas e 20 pessoas foram presas e acusadas na Justiça.
De fato, o FBI tem 55 centros de comando espalhados pelo pais. O escritório do FBI que cuida dos pleitos que acontecem em Massachusetts, Maine, New Hampshire e Rhode Island é localizado em Chelsea, Mass.
No entanto, o gestor geral das eleições em Massachusetts, William Galvin, diz que no Estado ele não viu nenhuma ameaça específica.
“Até o momento, não tivemos nenhuma [ameaça]. Não espero ter nenhuma. Nós treinamos o pessoal, quero dizer as pessoas que trabalham [nas eleições] nos bairros e cidades. Conversamos com eles, explicamos a eles o que eles podem encontrar, ou ter que lidar com, e preparamos eles pra lidarem. Mas estou esperançoso que não teremos problema,” disse Galvin.
Haverá policiais em cada local de votação. E os federais estão preparados, inclusive, para acionar a FEMA ou a Guarda Nacional se for necessário.