Por Tonya Alanez – Boston Globe
BOSTON, EUA — Uma grande operação coordenada pelo FBI durante o verão resultou na prisão de 404 pessoas nos estados de Massachusetts, New Hampshire, Maine e Rhode Island. A ação, chamada Operation Summer Heat, foi conduzida pela divisão de Boston do FBI, que ficou em terceiro lugar no ranking nacional da agência em número de prisões durante a ofensiva.
Entre 24 de junho e 20 de setembro, a operação teve como foco o combate ao crime violento, tráfico de drogas, atuação de gangues e crimes contra crianças. No total, a divisão de Boston apreendeu 38 armas, realizou 129 apreensões de drogas consideradas letais e identificou ou localizou 27 crianças vítimas de crimes.
“Essa operação recorde retirou das ruas membros de gangues, traficantes de drogas, predadores sexuais e assaltantes de banco”, afirmou Ted E. Docks, agente especial responsável pela divisão de Boston do FBI. Segundo ele, a ação é um reflexo do trabalho diário de agentes, analistas e policiais parceiros para capturar os criminosos mais perigosos da região.
A operação contou com a colaboração de agências locais e estaduais, além de órgãos federais como a DEA (Agência de Combate às Drogas dos EUA), o Serviço de Inspeção Postal dos EUA e a Polícia Estadual de Massachusetts. Juntos, os agentes cumpriram mandados federais, desmantelaram gangues violentas, resgataram vítimas infantis e atuaram em jurisdições indígenas.
No total, em todo o país, a Operation Summer Heat resultou em 8.629 prisões, localização de 1.053 crianças vítimas de crimes, apreensão de 2.281 armas e mais de 44 toneladas de cocaína. Também foram confiscados 421 quilos de fentanil, quantidade suficiente, segundo o FBI, para matar 50 milhões de pessoas.
Na cidade de Holyoke, Massachusetts, a operação teve como alvo gangues de bairro e pontos de tráfico de drogas a céu aberto, onde já ocorreram tiroteios. Ao todo, 52 pessoas foram presas na região.
Em outra ação conjunta com a polícia de Boston, Revere e Worcester, além da DEA e da Polícia Estadual de Massachusetts, dois homens foram presos e cerca de 73 quilos de cocaína foram apreendidos, droga avaliada em mais de US$ 1 milhão, segundo o FBI.
No estado de Rhode Island, 17 pessoas foram presas, incluindo membros de gangues, foragidos e traficantes. Foram apreendidos grandes volumes de fentanil e cocaína, além de sete armas de fogo, entre elas um fuzil AR-15.
Em New Hampshire, 12 pessoas foram indiciadas por envolvimento em uma suposta conspiração para distribuição de drogas. Outras cinco foram presas por suspeita de planejar o roubo de um estabelecimento comercial em Londonderry.
Já no sul do Maine, 35 pessoas foram detidas e grandes quantidades de cocaína, fentanil, metanfetamina e crack foram apreendidas.
A operação reforça o compromisso das autoridades federais e locais em combater o crime organizado e proteger as comunidades da Nova Inglaterra.
Foto: Heather Diehl para o Boston Globe
Fonte: Boston Globe