A administração Biden anunciou na quinta-feira mais mudanças no sistema de asilo do país com o objetivo de acelerar o processamento e a possível remoção de imigrantes que continuam chegando na fronteira sul.
Esta é uma medida provisória enquanto Biden considera uma ordem executiva mais ampla para restringir as travessias de fronteira, que pode ser emitida ainda este ano.
“Hoje, estamos instituindo, junto com o Departamento de Justiça, um processo para acelerar os procedimentos de asilo para que indivíduos que não se qualificam para a proteção possam ser removidos mais rapidamente e aqueles que se qualificam possam obter proteção mais cedo”, disse Alejandro Mayorkas, Secretário de Segurança Interna, em comunicado.
O novo processo incluirá indivíduos liberados da custódia com avisos para comparecer ao tribunal em Atlanta, Boston, Chicago, Los Angeles e Nova York. Até então os juízes levavam anos para concluir estes casos, mas agora deverão concluí-los em até 180 dias.
As novas regras se aplicarão a quem cruza entre os portos de entrada e se entrega às autoridades de imigração. A administração está adotando medidas mais restritivas para desencorajar a imigração irregulares.
Atualmente, o sistema de tribunais de imigração do Departamento de Justiça, tem um acúmulo de mais de 3,5 milhões de casos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Syracuse.