Governo Trump amplia poderes de agentes de imigração para bloquear processos de asilo

Washington, D.C. – O governo do presidente Donald Trump concedeu aos agentes de imigração poderes mais amplos para deter refugiados legais que aguardam o green card, a fim de garantir que passem por uma “nova triagem”, em uma aparente expansão da repressão do presidente à imigração legal e ilegal, de acordo com um memorando do governo.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), em um memorando datado de 18 de fevereiro e apresentado em um processo judicial federal, afirmou que os refugiados devem retornar à custódia do governo para “inspeção e exame” um ano após sua admissão nos Estados Unidos.

“Este requisito de detenção e inspeção garante que os refugiados passem por uma nova triagem após um ano, alinha a verificação pós-admissão com a aplicada a outros solicitantes de admissão e promove a segurança pública”, afirmou o departamento no memorando.

De acordo com a lei dos EUA, os refugiados devem solicitar o status de residente permanente legal um ano após sua chegada ao país. O novo memorando autoriza as autoridades de imigração a deter indivíduos durante o processo de reinspeção.

A nova política representa uma mudança em relação ao memorando anterior, de 2010, que estabelecia que a falha em obter o status de residente permanente legal não era uma “base” para remoção do país nem uma “base adequada” para detenção.

O DHS não respondeu a um pedido de comentário da Reuters fora do horário comercial regular.

Críticas de grupos de apoio

A decisão gerou críticas de grupos de defesa dos refugiados.

O presidente da AfghanEvac, Shawn VanDiver, chamou a diretriz de “uma reversão imprudente de uma política de longa data” e afirmou que ela “quebra a confiança com pessoas que os Estados Unidos admitiram legalmente e às quais prometeram proteção”.

A HIAS (anteriormente conhecida como Sociedade de Ajuda ao Imigrante Judeu) afirmou que a “medida causará danos graves a milhares de pessoas que foram acolhidas nos Estados Unidos após fugirem da violência e da perseguição”.

Sob o governo de Donald Trump, o número de pessoas em detenção do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) atingiu cerca de 68.000 neste mês, um aumento de aproximadamente 75% em relação ao momento em que ele assumiu o cargo no ano passado.

Foto: New England News Collaborative

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories