PROVIDENCE, R.I. — Um homem da Nova Inglaterra fez uma descoberta incomum enquanto retirava a neve da tempestade do último fim de semana.
Um morador de Providence, em Rhode Island, encontrou um grande tegu (teju), nativo da América do Sul, enterrado sob quase 50 cm de neve, de acordo com o New England Wildlife Center (NEWC).
O homem levou o lagarto para dentro de casa, envolveu-o em uma camiseta e entrou em contato com os proprietários da ET Reptiles, que foram imediatamente buscar o animal.
Os veterinários afirmaram que o tegu estava extremamente fraco, abaixo do peso e com dificuldade de locomoção, após ter sofrido queimaduras de frio (frostbite) na língua devido à exposição prolongada às baixas temperaturas.
“Os répteis são animais de sangue frio, o que significa que dependem do ambiente para regular a temperatura corporal. Quando as temperaturas caem demais por muito tempo, o metabolismo desacelera, o fluxo sanguíneo é comprometido e as células começam a falhar.
Neste caso, o frio provavelmente levou a danos nos tecidos e a uma miopatia induzida pelo frio essencialmente uma lesão muscular causada pela circulação e pela energia inadequadas sob baixas temperaturas”, escreveu o NEWC em uma publicação no Facebook.
O NEWC informou que sua equipe amputou uma pequena porção de tecido morto da língua do lagarto e forneceu cuidados de suporte, incluindo esteroides, para ajudar a tratar a inflamação e a fraqueza generalizada.
Segundo o centro, o lagarto agora está descansando confortavelmente e finalmente aquecido. As autoridades ainda tentam determinar de onde o animal veio.
Curiosidade biológica: o animal mencionado é o teju, muito comum no Brasil. Como o texto explica, ele é ectotérmico, portanto sobreviver enterrado sob cerca de 50 cm de neve é considerado um verdadeiro milagre da natureza.
Foto: Boston 25 News







