O homem que aguardava a extradição com base num mandado de Massachusetts por ser o principal suspeito de ter matado a namorada e deixado o corpo num carro no aeroporto Logan, em Boston, escapou da custódia policial no Quênia, informou a polícia nesta quinta-feira.
Kevin Adam Kangethe, de 40 anos, estava em uma viatura da polícia quando conseguiu escapar e entrou em uma minivan no meio do trânsito, a principal fonte de transporte no Quênia.
A fuga aconteceu na manhã de quinta-feira pelo horário local, noite de quarta-feira pelo horário da costa leste. O chefe da polícia de Nairobi, Adamson Bungei disse que a situação deixa as autoridades do Quênia constrangidas e afirmou que uma nova busca por ele começou imediatamente.
Além disso, os policiais que estavam de plantão quando ele fugiu foram presos para explicar como a fuga aconteceu.
Kangethe, 40 anos, foi detido enquanto se aguarda uma decisão sobre se deveria ser extraditado para enfrentar uma acusação de homicídio em primeiro grau relacionada com a morte de Margaret Mbitu em 31 de outubro de 2023.
Os investigadores disseram que ele embarcou em um voo para sua terra natal, o Quênia, após o crime.
Um oficial da polícia disse que ele havia renunciado à sua cidadania americana. O oficial da polícia disse que se Kangethe fosse cidadão americano, teria sido repatriado sem processo judicial.
O tribunal do Quênia aprovou um pedido policial para que ele fosse detido por 30 dias enquanto a questão da extradição era ouvida. O Quênia possui um tratado de extradição com os Estados Unidos.
A polícia do Quênia foi classificada como a instituição mais corrupta do país durante décadas e a sua fuga levantou suspeitas de que os policiais receberam propina para facilitar a fuga do acusado.
Para acompanhar mais notícias fique ligado na programação da Insuperável.
De segunda a sexta-feira, Morning News, às 6am, e Top 5 News, às 4pm!