BURLINGTON, Mass. — Juan Francisco Méndez foi libertado na quinta-feira, 15, após passar mais de um mês preso em uma cadeia de New Hampshire.
O imigrante da Guatemala foi detido em Burlington, Massachusetts, no dia 14 de abril, quando chegava a uma consulta dentária acompanhado da esposa.
Agentes do ICE e do FBI cercaram o carro do casal e, segundo a advogada Ondine Galvez-Sniffin, os agentes perguntavam por um homem chamado Antonio. Méndez e a esposa afirmaram que não conheciam ninguém com esse nome. Após insistirem para que abrissem a porta do carro, um dos agentes quebrou o vidro e prendeu Méndez.
No tribunal, o juiz Donald Ostrom determinou a soltura de Méndez, alegando que “o governo não apresentou qualquer acusação contra ele”, conforme noticiou o jornal Boston Globe. A publicação também informou que o advogado que representava o governo permaneceu em silêncio durante a audiência.
Agora, o caso imigratório de Méndez segue em andamento na Justiça. Sua advogada espera retomar o processo de asilo para tentar legalizar a situação dele e de sua família.
Após pagar uma fiança de US$ 1.500, Méndez foi liberado usando uma tornozeleira eletrônica. Ao sair do escritório do ICE em Burlington, ele disse: “Só quero ver minha família. Não consigo pensar em outra coisa. Falo com vocês outra hora.”
Imagens e arte: Telemundo Nueva Inglaterra.