Irlandês dono de empresa é preso pelo ICE e pode ser deportado em breve

SAUGUS, Mass. — Um irlandês que vive nos Estados Unidos há 16 anos pode ser deportado a qualquer momento após ter sido detido pelo ICE em setembro e mantido sob custódia nos últimos cinco meses.

Seamus Culleton, de 38 anos, foi preso por agentes federais do lado de fora de uma loja Home Depot, em Saugus, na Rota 1, em setembro de 2025, informou sua advogada.

Desde então, ele foi transferido para instalações federais em Burlington (Massachusetts), Nova York e, mais recentemente, El Paso, no Texas.

Sua advogada, Ogor Winnie Okoye, afirmou em uma entrevista coletiva virtual na quarta-feira que Culleton chegou aos Estados Unidos em 2009. Segundo ela, ele morava em Woburn e era dono de sua própria empresa de gesso.

O escritório da advogada informou que ele se casou com Tiffany Smith em 2025 e deu entrada em um pedido de visto. Ele teria entrevistas agendadas para o processo no outono do Hemisfério Norte.

Okoye relatou que Culleton estava devolvendo itens na Home Depot em 9 de setembro de 2025, quando agentes do ICE verificaram a placa de seu veículo e efetuaram a prisão.

Sua esposa já passou pelo Dia de Ação de Graças e pelo Natal sem o marido e, em breve, passará também o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) sem ele.

A advogada afirmou que a petição de habeas corpus apresentada contra a decisão foi negada em janeiro. Ela também relatou que se encontrou com Culleton na unidade de El Paso há duas semanas e declarou: “Ele parecia ter perdido cerca de 13 a 18 quilos (30 a 40 libras)”.

Um porta-voz do Departamento de Segurança Interna negou, na quarta-feira, as alegações de condições precárias. Em comunicado, o órgão afirmou, em parte:

“Em 9 de setembro de 2025, o ICE prendeu Seamus Culleton, cidadão irlandês em situação imigratória irregular. Ele entrou nos Estados Unidos em 2009 sob o programa de isenção de visto, que permite permanência por 90 dias sem visto, e não deixou o país. Ele recebeu o devido processo legal, e uma ordem final de remoção foi emitida por um juiz de imigração em 10 de setembro de 2025. Foi oferecida a ele a opção de retorno imediato à Irlanda, mas ele optou por permanecer sob custódia do ICE; inclusive, tomou medidas afirmativas para continuar detido.

Um pedido de Green Card pendente e uma autorização de trabalho não conferem status legal para permanência no país.”

Okoye afirma que Culleton não possui antecedentes criminais desde que entrou nos Estados Unidos.

Foto: The Guardian

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories