CONCORD, N.H. — Um juiz federal em New Hampshire bloqueou a ordem do presidente Trump que visava negar a cidadania a filhos de imigrantes indocumentados nascidos nos EUA.
O caso foi levado ao tribunal pela American Civil Liberties Union (ACLU), organização nacional que defende causas de violação dos direitos civis.
A ACLU argumentou que “negar a cidadania a crianças nascidas nos EUA não é apenas inconstitucional, mas também irresponsável e um repúdio grosseiro dos valores americanos”.
A ACLU disse ainda no tribunal que permitir a validade da ordem de Trump seria “repetir um dos maiores erros dessa nação, que foi a criação de uma segunda classe de pessoas”.
Na audiência desta segunda-feira, o juiz concordou com a ACLU e aplicou um bloqueio, ou injunção, à ordem executiva que entraria em vigor no dia 19 de fevereiro.
Este é o terceiro juiz a bloquear a ordem executiva que Trump assinou no primeiro dia de mandato, 20 de janeiro. Magistrados de Maryland e Washington também agiram contra a ordem.
Foto: AP Photo/Evan Vucci