Ligação com Epstein faz Larry Summers pedir licença da Harvard

O ex-secretário do Tesouro dos EUA, Larry Summers, entrou abruptamente em licença, na quarta-feira, de suas atividades de ensino na Universidade de Harvard devido a e-mails recentemente divulgados que mostram que ele mantinha um relacionamento amigável com Jeffrey Epstein.

Summers cancelou seus compromissos públicos em meio à repercussão da divulgação dos e-mails e, na manhã de quarta-feira, havia cortado laços com a OpenAI, criadora do ChatGPT. Harvard reabriu uma investigação sobre as conexões entre ele e Epstein, mas Summers havia dito que continuaria a dar aulas de economia na instituição.

Isso mudou na noite de quarta-feira, com a notícia de que ele se afastará das aulas, bem como de sua posição como diretor do Centro Mossavar-Rahmani para Negócios e Governo da Harvard Kennedy School.

“O sr. Summers decidiu que é do melhor interesse do Centro que ele entre em licença de sua função como diretor enquanto Harvard realiza sua revisão”, disse Steven Goldberg, porta-voz de Summers, acrescentando que seus co-professores concluíram as aulas.

Um porta-voz de Harvard confirmou à Associated Press que Summers informou a universidade sobre sua decisão.

Jeffrey Epstein, que as autoridades disseram ter morrido por suicídio em 2019, era um agressor sexual condenado, famoso por suas conexões com pessoas ricas e por traficar menores de idade para homens poderosos.

Os e-mails incluem mensagens nas quais Summers parecia receber conselhos de Epstein sobre como buscar um relacionamento romântico com alguém que o via como um “mentor econômico”.

“Sou um ótimo ‘wing man’ (ajudante/facilitador), não sou?”, escreveu Epstein em 30 de novembro de 2018.

No dia seguinte, Summers disse a Epstein que havia enviado uma mensagem de texto para a mulher, dizendo-lhe que “tinha algo breve para lhe dizer”.

“Estou agradecendo a ela ou lamentando por eu ser casado. Acho que o primeiro”, escreveu ele.

A esposa de Summers, Elisa New, também enviou e-mails a Epstein várias vezes, incluindo uma mensagem de 2015 na qual ela o agradeceu por providenciar apoio financeiro para um projeto de poesia que ela dirige. O presente que ele arranjou “mudou tudo para mim”, escreveu ela.

Summers foi secretário do Tesouro de 1999 a 2001, sob o presidente Bill Clinton. Ele foi presidente de Harvard por cinco anos, de 2001 a 2006.

Foto: ABC News

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories