PLYMOUTH, Mass — A mãe americana Ellen Vaughn teve muitas dúvidas antes de tomar a decisão de colocar os 3 filhos numa minivan e abandonar a casa pra traz.
Ellen morava em Asheville, na Carolina do Norte, o Estado mais devastado pelo furacão Helene. Só na cidade dela, o furacão matou 72 pessoas.
Ellen teve incertezas se ela teria condições de abastecer o carro na estrada. Ficar sem gasolina com 3 crianças na van seria assustador.
Para sair do Estado, Ellen usou gasolina estocada que a irmã dela comprou no Sam’s Club.. E foi muito útil. Porque durante a a viagem ela percebeu que gasolina só estava disponível a mais de 100 milhas de distância.
O rádio era o companheiro de viagem para trazer os updates da tempestade, nem sempre o sinal da internet funcionava.
Após 900 milhas viajadas, Ellen e a familia chegaram em Plymouth, no Sul de Massachusetts. O alívio de estar segura com a família não tem preço, disse ela.
Agora Ellen procura uma nova casa pra morar. Na Carolina do Norte, amigos checam o Estado da casa que ela deixou pra trás. Eles desligaram a luz porque com o retorno da eletricidade, algumas casas alagadas tiveram pequenos incêndios.
Ellen Vaughn tem a certeza que fez a escolha certa. E ainda protegeu os filhos da catástrofe, eles nem sabiam o que estava acontecendo.
No inicio de viagem de fuga do furacão o filho dela perguntou “mamãe, podemos parar pra jantar?”