Cerca de 115 imigrantes detidos foram transferidos da Penitenciária do Condado de Plymouth em Massachusetts, e de outras instalações de New England, para um centro de detenção privado do ICE no Novo México no começo deste mês, sem aviso prévio, conforme informações de defensores, advogados e imigrantes ao Boston Globe.
Especialistas em imigração disseram que essas transferências em larga escala de indivíduos detidos no interior do país para uma instalação normalmente usada para processar rapidamente migrantes recém-chegados mais perto da fronteira pareciam marcar um passo em direção ao objetivo do governo Trump de prender e deportar milhões de imigrantes que vivem nos EUA sem status legal.
Alguns indivíduos foram detidos na Nova Inglaterra por apenas alguns dias antes de sua transferência; outros foram detidos por mais tempo. Mas a instalação do Novo México geralmente era usada como uma instalação de “remoção acelerada” para processar solicitantes de asilo que entraram ilegalmente recentemente cruzando a fronteira sul, particularmente das instalações da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA do setor de El Paso.
Para avançar com os principais esforços de deportação, o governo Trump exige capacidade significativa de leitos em todo o país para manter as pessoas aguardando seus processos judiciais, ou enquanto os arranjos de deportação são feitos.
Defensores dos imigrantes há muito tempo pressionam pelo fechamento da instalação do Condado de Torrance no Novo México, que é administrada pela CoreCivic, uma das maiores empresas privadas de prisões do país. Muitos relatos citam problemas de superlotação, falta de higiene e atendimento médico inadequado no local.
Foto/Reprodução: David Dee Delgado